Diego Bevilaqua e Luciana de Carvalho assumem, respectivamente, a presidência e a vice-presidência do ICOM Brasil após aprovação em Assembleia Geral.

A Assembleia Geral do ICOM Brasil de 2024 reuniu mais de cem membros de forma on-line e presencial no Museu do Futebol, em São Paulo, na noite do dia 25 de abril. Na ocasião, foram eleitos a nova presidência, diretoria, Conselhos de Administração, Fiscal e Consultivo. A chapa ICOM + Diverso foi eleita para o triênio 2024-2027. Assume a presidência do ICOM Brasil o pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz Diego Bevilaqua, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).

Na vice-presidência, o ICOM Brasil terá a museóloga Luciana de Carvalho, da Unirio, e, na diretoria, a ex-presidente Vera Mangas, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), e Adriana Mortara, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Mangas deixa a presidência após um ano de gestão recheado de conquistas e novas articulações em prol dos museus brasileiros. Ela estava à frente da diretoria do ICOM Brasil desde 2017 e, em 2023, assumiu a presidência. Segundo ela, o intuito é que o trabalho continue a ser aprimorado.

“A gente quer que o ICOM Brasil seja cada vez mais aberto e participativo. Estamos num outro momento de reconstrução e reafirmação da política de museus em âmbito nacional”, afirma.

Para o novo presidente, a representatividade é a palavra-chave da chapa ICOM + Diverso: “Um dos desafios é, de fato, alcançar mais representatividade, principalmente regional, racial e de gênero. Há outras formas de se fazer museologia e precisamos colocá-la em prática para conseguirmos alcançar mais pessoas. É uma utopia para os próximos três anos”, defende.

Na Assembleia, ocorreu também o lançamento oficial do livro “Um Caminho com Múltiplos Olhares – As Estratégias e as Reflexões sobre a Participação do ICOM Brasil na Nova Definição de Museu”. A publicação pretende registrar as formas de participação e o empenho de profissionais brasileiros na construção de uma nova definição de museu, aprovada no fim de 2022. A obra está disponível de forma gratuita aqui no site.

Segundo Vera Mangas, a sede do ICOM em Paris já manifestou interesse em traduzir a obra a outros idiomas. A internacionalização das ações do ICOM Brasil é um passo importante de reconhecimento e foi lembrado pela ex-diretora Marilia Bonas, do Museu do Futebol: “A representação internacional do ICOM Brasil é muito forte, é impressionante, e é um motivo de orgulho”.

Conheça o Plano de Trabalho da chapa ICOM + Diverso.

Para ter acesso ao relatório anual do ICOM Brasil de abril de 2023 a março de 2024, clique no link a seguir: Relatório ICOM Brasil 2023. 

Nova diretoria assume o ICOM Brasil para o triênio 2024 a 2027
Facebooktwitterredditpinteresttumblr
Classificado como: