A história da intensa contribuição brasileira ao processo da nova definição de museu, aprovada em 2022, agora virou livro. A obra “Um Caminho com Múltiplos Olhares – As Estratégias e as Reflexões sobre a Participação do ICOM Brasil na Nova Definição de Museu” será lançada oficialmente na Assembleia Geral do ICOM Brasil, no dia 25 de abril, em São Paulo. A publicação é fruto de um trabalho de diversos profissionais empenhados desde novembro do ano passado para viabilizá-la.

Além da apresentação assinada pela diretoria do ICOM Brasil, o livro reúne seis capítulos e um prefácio escrito pelo historiador e museólogo Ulpiano Toledo Bezerra de Menezes, professor emérito da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. 

A nova definição de museu, aprovada em 2022 na 23a Conferência Geral do ICOM em Praga, na República Tcheca, reflete um esforço internacional para pensar os museus no contexto contemporâneo. Entre 2020 e 2022, o Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus (ICOM Brasil) liderou todo um processo de consulta colaborativo, de forma ampliada, a partir de uma metodologia pensada para esse fim, contando com contribuições de membros e não membros. Mais de 2,3 mil participações foram registradas nas consultas públicas.

“Esta publicação pretende registrar as formas de participação e o empenho de profissionais brasileiros na construção de uma nova definição de museu. Processos e reflexões apresentados e debatidos e que registram a força do pensamento no campo dos museus no Brasil”, relata Vera Mangas, presidente do ICOM Brasil.

As consultas on-line levantaram um material rico que embasou as sugestões do ICOM Brasil encaminhadas ao ICOM Define – o comitê internacional do ICOM responsável pela coordenação global do processo. A partir disso, um grupo de trabalho foi formado para reunir alguns dos profissionais que se engajaram na longa trajetória de diálogos.

“O intuito da leitura é instigar os profissionais brasileiros uma vez mais. Essa publicação vai mostrar as diversas frentes de atuação dos especialistas em todo o país, com ampla diversidade de olhares. Também será uma oportunidade de documentar as reflexões e as experiências vivenciadas durante o processo. Ao todo, 21 especialistas contribuíram, além de quatro profissionais da área editorial”, afirma a jornalista Daniela Hirsch, coordenadora da obra.

A publicação está disponível aqui para download. Aproveite e compartilhe!

ICOM Brasil lança livro sobre a participação brasileira no processo da nova definição de museu
Facebooktwitterredditpinteresttumblr
Classificado como: