
O Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus (ICOM Brasil) convida os públicos de museus a participarem da pesquisa Revisitando Vozes. O questionário é on-line, simples e pode ser respondido em poucos minutos.
A iniciativa busca aprofundar a compreensão sobre a realidade dos museus no Brasil a partir do olhar e das experiências de diferentes públicos. O estudo investiga como as pessoas se relacionam com os espaços museais e estimula uma reflexão sobre temas contemporâneos de grande relevância social.
Quem pode participar:
Visitantes frequentes ou ocasionais, participantes de atividades educativas e culturais, moradores do entorno, estudantes, professores, famílias, turistas e pessoas que acompanham museus pelas redes sociais.
Como participar:
A pesquisa é realizada por meio de um formulário on-line, de acesso simples, que leva em média 15 minutos para ser respondido.
Acesse aqui o formulário da pesquisa Revisitando Vozes – Públicos.
Importante: a participação é anônima e o estudo está em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A pesquisa Revisitando Vozes é uma iniciativa do ICOM Brasil, com apoio financeiro do edital SAREC Call for Special and Solidarity Projects do ICOM e do SESI Lab, em conjunto com a Tomara! Educação e Cultura. Tem o apoio dos comitês internacionais ICOM CECA, ICOM CIMUSET e ICOM LAC e dos comitês nacionais ICOM Argentina, ICOM Chile, ICOM Colombia, ICOM Costa Rica, ICOM Equador e ICOM Paraguai.
Sobre o ICOM Brasil:
Fundado em 1948, o Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus (ICOM Brasil) desempenha um papel central na articulação entre profissionais e instituições museais brasileiras e a comunidade internacional. Com 77 anos de atuação ininterrupta, celebrados em 2025, o ICOM Brasil consolidou-se como uma das entidades mais importantes do campo no país, contribuindo para a formulação de políticas públicas, promovendo a profissionalização do setor e representando o Brasil em relevantes fóruns internacionais.
Atualizado em 14 de novembro de 2025. Publicado em 7 de novembro de 2025.

