No dia 22 de setembro, durante a abertura oficial da 19ª edição da Primavera dos Museus, será lançada a a Carta Brasileira do Patrimônio Cultural e Mudanças Climáticas. O evento acontece no auditório do Museu Nacional dos Correios, às 15h, com entrada gratuita mediante inscrição prévia por meio de formulário online (acesse aqui).

A cerimônia reunirá autoridades, gestores culturais, especialistas e representantes da sociedade civil para um importante debate sobre os impactos das mudanças climáticas nos espaços de preservação da história, dos territórios e dos modos de vida — temas centrais da Carta, que será entregue oficialmente pelo presidente do ICOM Brasil, Diego Bevilaqua, e pela secretária do Comitê sobre Mudanças Climáticas e Patrimônio Cultural do ICOMOS Brasil, Luana Campos.

Com cerca de 200 assinaturas de instituições, coletivos e grupos culturais — reunidas recentemente por meio de chamada pública —, a Carta é resultado de um processo colaborativo iniciado nas oficinas do ciclo “Diálogos sobre Patrimônio Cultural e Ações Climáticas”. O documento apresenta um conjunto de ações estratégicas voltadas à salvaguarda do patrimônio cultural diante das mudanças climáticas, com enfoque nos seis biomas brasileiros. Propõe-se como instrumento de formulação de políticas públicas e referência para profissionais e instituições do setor.

Segundo Diego Bevilaqua, o lançamento da Carta marcará o início de uma nova etapa: “Após o evento, daremos início a uma série de debates, como na COP30, onde vamos aprofundar o conteúdo do documento e contribuir com as discussões em torno do Acordo de Paris”, afirmou.

O documento será disponibilizado em nosso canal em breve após seu lançamento oficial.

A ‘Carta Brasileira do Patrimônio Cultural e Mudanças Climáticas’ é uma iniciativa do Comitê de Mudanças Climáticas e Patrimônio do ICOMOS Brasil e do Comitê Brasileiro do ICOM, com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).

Para conferir a programação completa do evento de abertura, clique aqui.

Sobre a Primavera dos Museus:

A Primavera dos Museus é um evento cultural anual promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com o objetivo de aproximar os museus da sociedade e valorizar o patrimônio cultural brasileiro. Durante essa semana, instituições de todo o país oferecem uma programação diversificada, voltada a públicos de todas as idades. Entre os destaques está a participação do Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro (MHC), que realizará a palestra “A Carta do Patrimônio Cultural e Mudanças Climáticas e o caso do MHC”, no dia 25 de setembro, às 14h (contatos: 21 34436341 ou mhc.educativo.culturario@gmail.com). Mais informações: visite.museus.gov.br.

Primavera dos Museus e a Carta Brasileira do Patrimônio Cultural e Mudanças Climáticas
Facebooktwitterredditpinteresttumblr