Nos últimos vinte anos, assistimos um crescente, intenso e profícuo debate a respeito da questão museológica em nosso país. São inúmeros os congressos, simpósios e fóruns que vem demonstrando uma produção de expressiva qualidade do pensamento museológico brasileiro. Além disso, há também a disseminação de cursos de formação espalhados pelo território nacional que trazem consigo importantes contribuições acerca do debate museológico internacional.

Preocupados com o acesso a esta produção, o ICOM-Br implantou três linhas editoriais visando socializar este debate e estendê-lo aos nossos membros afiliados e interessados de maneira geral. São elas:

  1. Textos institucionais do ICOM que reúnam cartas, declarações e textos fundamentais produzidos por este órgão em reuniões nacionais e/ou internacionais e que sejam de fundamental importância para os nossos afiliados: código de ética, documentos finais de encontros de relevância, etc;
  2. Artigos de membros do ICOM e que possam servir de referências fundamentais para incrementar, ainda mais, os debates a respeito de temas relativos aos museus e à museologia contemporânea. Estes artigos não representam o pensamento da Diretoria do ICOM, mas devem refletir a pluralidade da produção museológica brasileira;
  3. Bibliografia em diversas áreas da museologia que contribua para a necessária atualização dos profissionais que atuam nesta área do conhecimento em nosso país.

Toda esta linha editorial será acompanhada por dois membros da Diretoria do ICOM-BR que definirão a pertinência dos temas de acordo com a atualidade dos temas sugeridos.

Submeta sua publicação ao Comitê editorial do ICOM

Facebooktwitterredditpinteresttumblr