O Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS Brasil), junto com o Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus (ICOM Brasil), convidam para a ‘Oficina da Carta do Patrimônio Cultural e Mudanças Climáticas’, que acontecerá nos dias 7 e 8 de julho, das 8h às 17h, no auditório do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em Brasília. A atividade é gratuita e também será transmitida ao vivo. Para participar, presencialmente ou virtualmente, basta preencher o formulário disponível [aqui].

Esse encontro faz parte do ciclo de atividades “Diálogos sobre Patrimônio Cultural e Ações Climáticas”, iniciado em 2023 pelo Departamento de Articulação, Fomento e Educação do Iphan e ICOMOS Brasil, e tem como base os resultados de um processo coletivo que envolveu a colaboração de representantes de comunidades tradicionais, povos indígenas e quilombolas, pescadores artesanais, marisqueiras, coletivos culturais, gestores públicos e instituições acadêmicas em diferentes biomas brasileiros. Além disso, o público remoto também pôde contribuir com o envio de sugestões por meio de uma chamada aberta recentemente em nossos canais e nos canais de parceiros.

Serão dois dias de debates, troca de experiências e ideias. O objetivo principal é sistematizar todas as contribuições recebidas e finalizar o conteúdo da Carta do Patrimônio Cultural e Mudanças Climáticas. Esse documento será uma referência importante para orientar ações e políticas públicas voltadas à preservação do patrimônio cultural brasileiro diante dos desafios das mudanças climáticas.

Essa iniciativa é uma realização do ICOMOS Brasil e do ICOM Brasil, com o apoio do IPHAN, do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).

Confira a programação completa:

DIA 7 DE JULHO

8h às 9h – RECEPÇÃO

9h às 9h30 – ABERTURA (com Fernanda Castro/presidenta do IBRAM e Leandro Grass/presidente do IPHAN)

9h30 às 11h – MESA DE DEBATE “Organizações nacionais e internacionais para a construção de uma agenda sobre mudança climática e patrimônio cultural”, com Mauro García Santa Cruz/ICOMOS, Lucimara Letelier/ICOM, Vinícius Gürtler/Ministério da Cultura, Joel Santana da Gama/IBRAM e Cejane Pacini Muniz/IPHAN

11h às 12h – DEBATE

12h às 13h30 – ALMOÇO

13h30 às 15h – DISCUSSÃO DA CARTA (temas: preâmbulo e princípio norteadores)

15h às 15h15 – CAFÉ

15h15 às 17h – DISCUSSÃO DA CARTA (temas: impactos e vulnerabilidades, desafios e impactos por territórios)

17h – ENCERRAMENTO DO DIA

DIA 8 DE JULHO

8h às 9h – RECEPÇÃO

9h às 12h – DISCUSSÃO DA CARTA (temas: diretrizes para ação, compromissos, indicadores e metas orientadoras)

12h às 13h30 – ALMOÇO

13h30 às 15h – DISCUSSÃO DA CARTA (temas: patrimônio como agente de transformação e revisão do documento)

15h às 15h15 – CAFÉ

15h15 às 17h – FINALIZAÇÃO DA CARTA E ENCAMINHAMENTOS

17h – ENCERRAMENTO DO EVENTO

Serviço:
Oficina da Carta do Patrimônio Cultural e Mudanças Climáticas
Quando: 07 e 08 de julho de 2025, das 8h às 17h
Onde: Auditório do Iphan (Centro Empresarial Brasília, Torre
Iphan, Asa Sul, Brasília/DF), com transmissão ao vivo
Atividade gratuita (Inscrições pelo formulário on-line aqui)

Inscrições abertas: Oficina da Carta do Patrimônio Cultural e Mudanças Climáticas
Facebooktwitterredditpinteresttumblr