
Entre os dias 11 e 17 de novembro, aconteceu a 27ª Conferência Geral do ICOM, reunindo profissionais de museus e líderes culturais de todo o mundo, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O ICOM Brasil marcou presença com uma comitiva de 30 membros, incluindo o presidente Diego Bevilaqua e a vice-presidente Luciana Carvalho.
A conferência teve como tema em 2025 “O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Mudança” e contou com uma programação robusta. Foram mais de dez sessões principais, mais de 400 palestrantes, mais de 100 palestras, painéis e workshops, além de diversas sessões interativas de treinamento avançado no World Trade Centre, Dubai. Os participantes também puderam visitar a Feira de Museus, que reuniu mais de 100 expositores.
Em formato híbrido, o evento levou o público presencial e online a refletir sobre temas essenciais para o campo museal, como novas abordagens para o desenvolvimento do setor, ética e sustentabilidade, ferramentas digitais e inteligência artificial, patrimônio imaterial, colaboração intercultural e combate ao tráfico ilícito de bens culturais, entre outros assuntos.
Segundo o presidente do ICOM Brasil, Diego Bevilaqua, o código de ética foi um dos pontos centrais do encontro internacional. “A conferência foi bastante intensa. Houve um debate específico sobre o código de ética, que hoje representa um dos principais temas em pauta dentro do ICOM”, afirmou.
Como parte da programação do evento, no dia 13 de novembro, a vice-presidente Luciana Carvalho apresentou uma sessão intitulada “Compreender, Compartilhar, Integrar: Experiências Metodológicas para uma Prática Museal Coletiva”. A partir de suas experiências metodológicas desenvolvidas ao longo da trajetória profissional e acadêmica, ela propôs em sua apresentação uma nova forma de abordagem no campo que não se limita a instituições ou coleções, mas é entendida como uma prática viva e relacional. Luciana também ressaltou a importância do evento para o fortalecimento de vínculos e para a ampliação da atuação do ICOM Brasil no cenário internacional.
“Participar das discussões em Dubai foi profundamente gratificante. Pude compartilhar minha trajetória profissional, reencontrar colegas querides e fortalecer laços com pessoas que dedicam suas vidas aos museus. Foi também uma oportunidade valiosa para contribuir com o posicionamento do ICOM Brasil como uma referência sólida e atuante no cenário internacional.” – afirma Luciana.
Bolsistas do ICOM Brasil
Também integraram a comitiva quatro bolsistas selecionadas por edital destinado a membros do ICOM Brasil, que receberam apoio financeiro para participar da 27ª Conferência Geral. A seguir, confira os relatos de três delas durante o evento.
“Estar em Dubai, na minha primeira conferência geral do ICOM, foi uma experiência maravilhosa. Conheci pessoas de diferentes áreas, países e perspectivas. Foi uma imersão transformadora na minha vida profissional.”, contou Elizete Bernabé, que apresentou um trabalho pelos comitês ICOM ICMEMORHRI e ICOM MUSIC, no dia 12 de novembro.
“Aprendi sobre diversos temas contemporâneos do mundo dos museus e pude me conectar com profissionais de todo o mundo, estabelecendo diálogos para futuras parcerias. Todas essas conquistas só foram possíveis graças à bolsa concedida”, disse Juliane Câmara, que participou de uma sessão no dia 13 de novembro pelo ICOM ICR.
“Apresentei trabalhos nos comitês internacionais de Museus Militares e de Coleções e Museus Universitários. As duas experiências desencadearam uma série de reflexões que estão fertilizando minhas ações futuras na universidade. Além disso, a conferência me aproximou de muitas pessoas e ideias do Brasil e da América Latina, enchendo meu coração de orgulho de nosso país e continente”, contou Ana Claudia Berwanger, que fez uma apresentação no dia 12 de novembro pelos comitês ICOM ICOMAM, e outra no dia 15, pelo ICOM UMAC.
A comitiva do ICOM Brasil contou ainda com a participação da bolsista Giovanna Gray Nassralla, que também apresentou atividades da conferência.
40ª Assembleia Geral
Realizada no âmbito da Conferência em Dubai, em 14 de novembro, a 40ª sessão da Assembleia Geral foi marcada por importantes deliberações. Entre elas, destacam-se seis resoluções aprovadas, das quais duas receberam apoio do ICOM Brasil:
- a resolução sobre a importância das ferramentas digitais em museus de ciência, enfatizando o acesso igualitário aos recursos digitais, a capacidade de digitalização e questões relacionadas a direitos autorais;
- e a resolução que transforma o grupo de trabalho sobre decolonização em um comitê permanente.
Também foi aprovada, com apoio do ICOM Brasil, a concessão do título de Membro Honorário do ICOM a Beatriz Espinoza Neupert, que presidiu o ICOM LAC (2019–2025) e liderou o ICOM Chile por diversos mandatos.
Um dos momentos mais marcantes do dia foi a realização das votações e a apresentação da nova diretoria do Conselho Internacional de Museus, um passo significativo para o fortalecimento e a renovação da instituição.
A 27ª Conferência Geral foi encerrada com a cerimônia de entrega da bandeira oficial à cidade de Roterdã, escolhida por votação para sediar a 28ª Conferência Geral, em 2028.
Eleições do ICOM (2025–2028)
O novo presidente da instituição é Antonio Rodríguez. Anunciado durante a 40ª Assembleia Geral, ele faz história ao se tornar o primeiro latino-americano a assumir o cargo. Antonio passará a integrar o novo Conselho Executivo do ICOM, que contará também com a presença da brasileira Marília Bonas, membro do ICOM Brasil, reeleita para o Conselho Executivo do ICOM Internacional na mesma ocasião. Com esses anúncios, foi encerrada a 27ª edição da Conferência Geral do ICOM..
Confira a seguir o quadro atualizado com os resultados de algumas eleições de comitês internacionais que tiveram participação de representantes do ICOM Brasil.
- Diego Bevilaqua, presidente do ICOM Brasil, foi reeleito para o Comitê Internacional para Museus e Coleções de Ciência e Tecnologia (CIMUSET).
- Luciana Menezes de Carvalho, vice-presidente do ICOM Brasil, foi eleita para o Comitê da Aliança Regional do ICOM para Países da América Latina e Caribe (ICOM LAC).
- Adriana Mortara Almeida, diretora do ICOM Brasil, foi eleita para o Comitê para Educação e Ação Cultural (ICOM CECA).
- Alessandra Labate Rosso foi eleita para o Comitê Internacional sobre Reservas Técnicas de Museus – ICOM Storage
- Luis Marcelo Mendes foi eleito Chair do Comitê Internacional de Comunicação, Marketing e Engajamento de Públicos (ICOM COMMS).
Abaixo, veja os membros brasileiros que seguem na disputa:
- Vinícius Monção, candidato ao Comitê Internacional para Museus e Coleções de Artes Decorativas e Design (ICOM ICDAD). Eleições: de 25 a 29 de novembro. Acompanhe aqui.
- Marina Byrro, candidata ao Comitê Internacional para Arquitetura e Técnicas de Museus (ICOM ICAMT). Eleições: de 1º a 5 de dezembro, com divulgação dos resultados em 10 de dezembro, durante a Assembleia Geral do ICAMT. Acompanhe aqui.
Após o evento de encerramento da 27ª edição da Conferência Geral do ICOM, os membros da instituição deram continuidade à programação, participando das atividades de seus respectivos comitês internacionais, além de visitas técnicas.
Durante essa etapa, Diego esteve à frente de diversas mesas de debate promovidas pelo ICOM CIMUSET na Expo City Dubai.
“Fui coordenador e moderador de uma mesa sobre educação em museus e ciências, uma parceria do CIMUSET com os comitês CECA e Nathist. Também ao longo do simpósio, que aconteceu no último dia na Expo City Dubai, fui moderador de uma outra mesa sobre engajamento com comunidades de museus de ciências dentro do simpósio específico do CIMUSET.”
A 27ª Conferência Geral terminou com a entrega da bandeira oficial à Roterdã (Países Baixos), cidade escolhida por votação para sediar a 28ª Conferência Geral, em 2028.
Publicações lançadas:
Confiras a seguir as publicações anunciadas durante a programação do evento.
Livro Re-conexões. Museus, governação e sustentabilidade na América Latina e Caraíbas. A publicação reúne reflexões, conclusões e compromissos do encontro regional da Aliança ICOM LAC rumo ao Dubai 2025, realizado em Santiago do Chile. O ICOM Brasil contribuiu para a obra coordenando a sessão dedicada à participação comunitária. A versão digital está disponível nos idiomas: inglês, português, francês e espanhol. Leia e baixe aqui.
Revista Chasky ICOM LAC 1984-2024: 40 años. A publicação chega à sua 12ª edição celebrando os 40 anos da Aliança Regional ICOM para a América Latina e o Caribe – CECA LAC e reúne histórias dos comitês nacionais da região, incluindo um artigo sobre o ICOM Brasil, assinado pelo presidente Diego Bevilaqua. A revista digital está disponível no idioma espanhol. Leia aqui.
Livro Manual de Definição de Museu: Palavras que Inspiram Ação, do ICOM Define. A publicação, escrita por Bruno Brulon Soares e Lauran Bonilla-Merchav, analisa detalhadamente cada termo presente na definição de museu, com base nas reflexões e diálogos desenvolvidos ao longo do processo participativo do ICOM Define. A versão digital está disponível nos idiomas: inglês, francês, espanhol e árabe. Leia e baixe aqui.
Visite o site oficial da Conferência Geral do ICOM 2025: dubai2025.icom.museum

