O ICOM tem atuado de forma ativa na promoção de ações climáticas fundamentadas na cultura, participando de fóruns internacionais e fortalecendo seu papel nesse cenário global. Como parceiro de conhecimento no Grupo de Amigos para Ação Climática Cultural — composto por Estados-membros da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) — o Comitê busca destacar a importância dos museus como agentes essenciais na conquista de metas globais de combate às mudanças climáticas.

Para fortalecer essa iniciativa, o ICOM convida os comitês nacionais a promover ações climáticas fundamentadas na cultura. Para tanto, foi elaborado, em colaboração com o Grupo de Amigos e especialistas do ICOM, um guia prático que oferece orientações claras para uma atuação mais eficaz em nível nacional.

Confira abaixo os 7 passos para advogar em níveis nacionais:

1 – Mantenha-se informado: Leia nossos boletins informativos e o chamado para ação para se manter atualizado sobre informações relevantes.
2 – Responda ao chamado para ação: Envolva-se com o chamado relacionado a iniciativas climáticas baseadas na cultura.
3 – Discuta no nível do Conselho do Comitê Nacional: Conscientize e defina estratégias para esforços de advocacy.
4 – Reúna feedback e apoio dos membros do ICOM: Incentive a colaboração entre os membros para um maior impacto.
5 – Entre em contato com tomadores de decisões políticas: Entre em contato com os ministérios da Cultura, Meio Ambiente e Relações Exteriores do seu país (envie cartas oficiais — um modelo de carta sugerido está disponível para facilitar —, agende reuniões e defenda ações climáticas que tenham a cultura como base).
6 – Compartilhe sua reunião: Durante a reunião, tire uma foto em grupo com os representantes ministeriais e compartilhe-a online, juntamente com as principais mensagens transmitidas. Certifique-se de marcar as contas relevantes.
7 – Acompanhe e mensure o impacto de seus esforços: Monitore suas atividades e compartilhe os resultados com o ICOM.

Segue a dica: Participe de uma sessão do webinar, disponível no dia 28 ou 29 de agosto. A atividade é voltada para representantes dos comitês nacionais e consiste na apresentação do kit de ferramentas de advocacy com as orientações práticas. Inscrições aqui.

COP 30, cultura e mudanças climáticas

Pela primeira vez no Brasil, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, conhecida como COP30, acontecerá de 10 a 21 de novembro em Belém, no Pará. Este evento reunirá líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais (ONGs) e representantes da sociedade civil para discutir soluções para a crise climática. Uma novidade importante nesta edição é que a cultura será colocada no centro das discussões, reconhecendo seu papel estratégico no enfrentamento às mudanças climáticas. A temática da COP30, que abordará o desenvolvimento humano, irá explorar a relação entre mudanças climáticas e desenvolvimento social, com destaque para um dos seus principais eixos: cultura e patrimônio cultural. Nesse contexto, o ICOM Brasil reforça a importância do engajamento de todos os membros para fortalecer o papel da cultura na busca por soluções sustentáveis, ajudando a orientar políticas e estratégias nacionais de forma mais inclusiva e criativa.

Veja aqui o resumo das ações contínuas sobre clima e cultura do ICOM Internacional.

Faça a sua voz ser ouvida: Ação climática baseada na cultura em nível nacional
Facebooktwitterredditpinteresttumblr