Estão abertas as inscrições para o último Círculo de Leituras do ano! O encontro virtual, realizado via Zoom, acontece no dia 4 de dezembro, às 18h, e terá como obra-tema ‘Corupira: mau encontro, tradução e dívida colonial’, com a participação do autor. Realizada pelo Comitê Permanente Antirracista, do ICOM Brasil, a atividade é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo formulário disponível aqui.
O autor Alexandro Silva de Jesus destaca na obra os efeitos do colonialismo na sociedade brasileira, especialmente a redução da potência de uma cultura em detrimento de outra e os afetos tristes que emergem desses cruzamentos. A partir de estudos sobre a figura folclórica presente no imaginário popular — o Curupira ou Corupira —, Alexandro propõe leituras que ultrapassam a narrativa histórica formal da colonização, revelando camadas simbólicas e políticas ainda atuantes na formação do país.
Breve resumo do autor:
Licenciado em História pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (1999), mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Professor Associado I do Departamento de Antropologia e Museologia da Universidade Federal de Pernambuco. Coordenador do grupo de pesquisa desAiyê: ferida colonial e dissolução de mundos. A obra ‘Corupira: mau encontro, tradução e dívida colonial’ é a primeira de Alexandro Silva de Jesus, sendo publicada em 2019 pela editora Titivillus. (Fonte: Escavador)
Círculo de Leituras de outubro
Obra: ‘Corupira: mau encontro, tradução e dívida colonial’, com a participação de Alexandro Silva de Jesus
04/12, das 18h às 20h


