Já está disponível a versão final da Carta Brasileira do Patrimônio Cultural e Mudanças Climáticas! Com a finalização do documento, o próximo passo agora é a coleta de assinaturas. As instituições interessadas podem participar da chamada pública de adesão preenchendo o formulário on-line, que estará aberto até 15 de agosto.
Confira a versão final da Carta e preencha o Formulário de Adesão Institucional.
Ao assinar a Carta, sua organização manifesta apoio às diretrizes propostas para a proteção e valorização do patrimônio cultural diante dos desafios das mudanças climáticas. Além disso, a adesão institucional contribui para a implementação dessas ações como instrumentos de influência política e de articulação entre diferentes setores.
Vale destacar que este documento foi elaborado com base nas contribuições de representantes de comunidades tradicionais, pesquisadores, gestores públicos e instituições acadêmicas de diversos biomas do Brasil. Além disso, também foram incorporadas sugestões enviadas pelo público por meio de uma consulta aberta.
A ‘Carta Brasileira do Patrimônio Cultural e Mudanças Climáticas’ é uma iniciativa do Comitê de Mudanças Climáticas e Patrimônio do ICOMOS Brasil e do Comitê Brasileiro do ICOM, com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).




