O Dia Internacional dos Museus 2024 terá como tema “Museus, Educação e Pesquisa”, mote definido anualmente pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM). A data ocorre em 18 de maio e acaba guiando as atividades nacionais dos museus e centros culturais para a Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Este ano, a Semana ocorre entre os dias 13 e 19 de maio.

A imagem mostra a identidade visual do Dia Internacional dos Museus de 2024, com três letras M sobrepostas em cores diferentes.

As inscrições nacionais para a Semana Nacional de Museus estão abertas até 28 de abril por meio deste link. O tema deste ano tem como objetivo enfatizar a importância dos museus como instituições educativas dinâmicas que promovem a aprendizagem, a descoberta e a compreensão cultural.

Desde 2020, o Dia Internacional dos Museus apoia um conjunto de objetivos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Em 2024, vamos focar nos seguintes:

Objetivo 4: Educação de qualidade – Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos;

Objetivo 9: Indústria, inovação e infraestrutura – Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

Segundo o Ibram, os museus abarcam, necessariamente, dimensão educativa reconhecida pela sociedade e desempenham uma relevante função ao promover ambientes enriquecedores para seus visitantes. Por meio de exposições interativas, visitas acompanhadas, oficinas e palestras, entre outras propostas, essas instituições estimulam a disseminação do conhecimento de forma prática, abrangente e convidativa.

A pesquisa é, também, finalidade dos museus, que produzem novas compreensões sobre o seu próprio
acervo, sobre seus públicos e não públicos e sobre as suas práticas. No âmbito da pesquisa, os museus destacam-se como guardiões de acervos valiosos que servem como fontes primárias para investigações acadêmicas e científicas. São relevantes catalisadores para o avanço do conhecimento em diversas áreas.

Marque as datas na agenda e participe com sua instituição!

Acesse também outros links importantes:

Texto de referência para a Semana Nacional de Museus 2024

Pôster em português do Dia Internacional dos Museus 2024

Kit de mídia para o Dia Internacional dos Museus

Kit de mídia para a Semana Nacional de Museus

Dia Internacional dos Museus celebra a educação e a pesquisa
Facebooktwitterredditpinteresttumblr
Classificado como: