Este foi o texto de apresentação publicado no site da Conferência, em 2013:

O Rio de Janeiro foi escolhido para sediar o maior encontro mundial de profissionais de museus em 2013. Trata-se da 23ª Conferencia Geral do Conselho Internacional de Museus – ICOM.

A Conferência Geral do ICOM é realizada trienalmente e a cidade sede do evento é definida por meio da candidatura de representantes do ICOM de países de todo o mundo. Em 2008, o Comitê Brasileiro do ICOM, o ICOM-Br se candidatou para sediar a Conferência na cidade de Rio de Janeiro. Em 2009, na Conferência Geral realizada em Pequim/China, o ICOM-Br venceu os candidatos concorrentes da Itália (Milão) e da Russia (Moscou). Esta será a primeira vez que a Conferência será sediada na América do Sul desde 1986, quando ela aconteceu em Buenos Aires, na Argentina.

A idéia de trazer a Conferência Geral do ICOM para o Brasil está baseada não apenas no momento político-econômico favorável, mas também, na percepção de uma nova situação dos museus brasileiros e dos seus profissionais, além de uma experiência no campo de museus suficientemente consolidada e peculiar que torna sua divulgação no plano internacional interessante e oportuna.

O rico cenário museológico brasileiro está suficiente maduro para compartilhar experiências profissionais com Museus de todo o mundo, em especial os da América Latina e da África, fortalecendo a promoção do valor do patrimônio e colaborando com o aumento da eficiência e qualidade dos museus nas regiões em desenvolvimento.

Destacamos o apoio e compromisso de autoridades e organizações brasileiras, na participação ativa da preparação da Conferência. Entre elas citamos: o Presidente da República, os Ministros de Estado da Cultura, Relações Exteriores e Turismo, o Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, Governador do Estado do Rio de Janeiro, Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro e Secretários de Estado e do Município da Cultura e Turismo, Conselho Federal de Museologia (COFEM), Associação Brasileiro de Museologia (ABM) e Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Leia mais:

TEMA DA CONFERÊNCIA

PROGRAMAÇÃO

INFORMAÇÕES GERAIS

Museus (memória + criatividade) = mudança social

Local: Cidade das Artes (Barra da Tijuca)

Cidade: Rio de Janeiro/ Brasil

Período: 10 a 17 de agosto de 2013

Facebooktwitterredditpinteresttumblr