Por nascimento ou por acolhimento, faz-se parte da comunidade

(Provérbio na língua kikongo do povo bantu-kongo, tradução por Tiganá Santana: Kisikanda, vo ka butukila ko (mu) bukwangi).

A Rede Museologia Kilombola (RMK) é uma articulação criada em 4 de novembro de 2019, no Recôncavo da Bahia, a partir das inquietações de estudantes de Museologia oriundos de quilombos, atuantes e marginalizados no ambiente acadêmico. Hoje sua composição é de um grupo plural de pessoas negras habitantes de zonas rurais e urbanas, incluindo-se quilombolas e não quilombolas, sendo estes, estudantes e profissionais das cinco regiões brasileiras. É uma organização independente com interesses coletivos que promove reflexões a respeito de políticas de inclusão e práticas museais contracoloniais e antirracistas para o setor museal e museológico no Brasil. Tem por finalidade promover outras atuações sobre a preservação do patrimônio cultural e simbólico de povos negro-diásporicos, com o intuito de promover diálogo entre narrativas que reflitam as memórias e oralituras coletivas e afetivas; os aspectos culturais, profissionais e epistemológicos; conflitos e disputas de poder.

Parceria e Plano de Ação

No ano de 2020, em meio a pandemia da COVID-19, ocorreu o estreitamento das relações entre RMK e ICOM Brasil. A Rede promoveu uma série de lives intitulada “Museologia Kilombola em rede: Museologia, Antirracismo e afins”, tendo a presidência do ICOM Brasil presente em uma de suas transmissões pelo Instagram, cujo tema foi “A neutralidade dos museus frente ao racismo”. Essa participação do ICOM Brasil culminou em reuniões com a Rede, resultando na integração de membros da RMK como membros associadas/os ao ICOM Brasil, e com isso ampliou-se as articulações até a construção do atual Plano de Ação.

Neste sentido, a Rede Museologia Kilombola pretende atuar junto ao ICOM Brasil com o objetivo de propiciar oportunidades voltadas para o campo profissional levando em consideração a pluriversalidade étnica dos povos pretos, entendendo que essa ação trata-se de formas de reparação e compromisso às pessoas negras dentro do campo museal e museológico.

O ICOM Brasil, por sua vez, compreende que só é possível avançar em benefício da comunidade integrando pessoas negras em seus quadros, entendendo as questões de equidade necessárias hoje. As transformações desejadas aos nossos museus só ocorrerão partindo de dentro, isto é, capacitando e engajando profissionais do setor. Contudo, mais que isso, é também fundamental que a presença de pessoas negras, inclusive a juventude, seja uma realidade nas novas narrativas dos museus. Trata-se de um pleito não apenas relevante, mas urgente para a realidade dos museus brasileiros.

O plano de ação estabelece três eixos, visando a inclusão e a permanência dos membros da RMK no ICOM Brasil (eixo 1); a formação dos membros de ambas as redes e o intercâmbio entre eles (eixo 2); e uma campanha para a viabilização de empregos para membros da RMK (eixo 3).

Eixo de empregabilidade

O foco desta parceria é agir de forma temporária e efetiva, na condição de falta de proporcionalidade racial dos museus e na Museologia, travando assim o comprometimento antirracista de aceleração de carreiras, projetos e produtos desenvolvidos pelos Membros da Rede Museologia Kilombola por meio do Plano de Ação estabelecido com o ICOM Brasil.

OBJETIVOS: 

  • Ampliação da visibilidade da RMK e de seus relacionamentos profissionais;
  • Criação do cadastro de profissionais membros da RMK;
  • Catálogo dos produtos e produções desenvolvidas pela RMK, nas consultorias de Museus e Instituições Museais.

Link para acesso ao Plano de Ação

Perfis de membros da RMK no LinkedIn

Andressa Lima Batista
Aryane Peixoto Andrade da Silva
Clarisse Rosa Dias de Jesus
Edna da Paixão Santos Moraes
Erika Rosana Alves Gonçalves
Isabel da Silva Gomes Sebastião
Jorge Luis Lopes Junior
Karla Esther Rosa dos Santos
Lucas Barbosa Oliveira Souza
Lucas de Vasconcellos
Lucas Ribeiro Lima
Luiz Henrique Coutinho Pimenta
Luís Henrique Neves de Souza Porto
Marina da Silva Pinheiro
Nathália Araújo Marques
Nutyelly Cena de Oliveira
Rodrigo Rafael Gonzaga
Silvia Raquel de Souza Pantoja
Vitú de Souza

Contato da Rede Museologia Kilombola

Email: museologia.kilombola@gmail.com 

Instagram | Facebook | LinkedIn | YouTube

Facebooktwitterredditpinteresttumblr