O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, como um momento especial para a comunidade mundial dos museus. Neste dia, os museus participantes interpretam um tema relacionado às instituições culturais. O Dia Internacional dos Museus é uma oportunidade maravilhosa para os profissionais de museus aproximarem-se de seus públicos e divulgarem o papel dos museus para a sociedade. Em 2012, 32.000 museus de 129 países de cinco continentes participaram do evento.

O tema do Dia Internacional de Museus de 2013 é museus (memória+criatividade)=mudança social.

Nossa rica herança patrimonial, que é preservada e divulgada pelos museus, associada à vitalidade e inventividade que a área de museus tem apresentado nos últimos anos, são as maiores forças dos museus. Conciliar a tradicional missão de conservação da memória com a criatividade necessária para sua renovação e crescimento dos públicos: essa é o processo que os museus assumem com a convicção de que podem transformar a sociedade de maneira construtiva.

Otimista, o tema sob a forma de uma equação reúne de maneira dinâmica diferentes conceitos essenciais para definir o museu hoje, coloca em destaque sua natureza universal e a influência positiva que exerce na sociedade. Resume também os desafios enfrentados pelos museus, que experimentam e reiteram sua missão de contribuir para o avanço e integração das comunidades.

Para auxiliar na organização e desenvolvimento de eventos ligados ao tema, sugerem-se cinco subtemas:

  • Estruturas de educação não formal: O museu educa de maneira lúdica; é um lugar onde se apresenta a cultura e se favorece o conhecimento através de meios constantemente renovados.
  • Um espaço social arraigado em seu território: O museu tem um papel de identidade e dinamismo de um território. Por meio de suas ações contribui para a valorização do passado de seu território e na construção de seu futuro.
  • Um vínculo entre gerações: Os museus mantêm a relação entre a comunidade e sua história viva. São espaços de diálogo entre diferentes gerações.
  • Uma apresentação contemporânea do patrimônio: Os museus foram capazes de rapidamente aproveitar as novas formas de comunicação e mediação que quebraram com a imagem de um lugar ultrapassado, fora de moda.
  • Práticas inovadoras para melhorar a conservação: Os dispositivos de conservação melhoraram e o museu se tornou um verdadeiro laboratório onde as técnicas de trabalho evoluem continuamente

Mais informações podem ser obtidas em http://imd.icom.museum ou em http://network.icom.museum/international-museum-day/L/1/

ICOM Brasil

Dia Internacional dos Museus – 18 de maio
Facebooktwitterredditpinteresttumblr