A partir da contribuição de seus membros, o ICOM Brasil elaborou sugestões de editais voltados a museus e profissionais do setor a partir da oportunidade trazida pela Lei Aldir Blanc, que liberou recursos do Fundo Nacional de Cultura para o socorro de instituições e trabalhadores da cultura que ficaram sem atividade com a pandemia do novo coronavírus. Vinte por sento da verba total de R$ 3 bilhões deve ser distribuída por Estados, Municípios e Distrito Federal por meio de editais. As sugestões do ICOM Brasil foram encaminhadas a pedido da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, mas podem ser úteis também a outros entes federativos:

1. Acervos digitais – digitalização de acervos, visitas virtuais e realidade aumentada
Desde o início da pandemia os museus brasileiros se destacaram na realização de ações digitais, com grande repercussão. Recentemente, o instagram do MASP foi incluído entre 5 perfis de museus com destaque pelo New York Times. Ampliar as ações, com possibilidade de digitalização de segmentos dos acervos e extroversão por meio de tecnologias como virtualização e realidade aumentada, são possíveis de serem executadas em um curto período e geram grande audiência e repercussão.

2. Ações educativas – ampliação do acesso e inclusão
Os museus, por meio das suas equipes educativas, tem expertise na elaboração de conteúdos para a mediação com diferentes públicos e excelente articulação com parceiros da área da educação e de assistência social/inclusão. Projetos nas plataformas digitais voltados para públicos com deficiências e vulnerabilidade social tem alta demanda e são relevantes para os desafios sociais colocados pela pandemia.

3. Ações de segurança e biossegurança
Adaptações necessárias nas instituições para recepção dos visitantes com segurança, descontaminação e preservação dos acervos e, também, capacitação de funcionários visando a proteção e segurança dos profissionais e dos públicos.

4. Ações pós-abertura

No período previsto para a execução dos recursos, os museus já deverão estar reabertos e os editais poderão contemplar projetos de exposições e de preservação de acervos novos ou mesmo atender projetos já desenvolvidos, mas que aguardavam financiamento e deverão se adequados para os novos contextos.

5. Bolsas de pesquisa
É interessante uma modalidade de prêmio que possa contemplar pessoas físicas, apoiando um conjunto de profissionais que reduziram significativamente seus rendimentos neste período. Há demanda para bolsas de pesquisas sobre os acervos de museus paulistas ou desenvolvimento de temas para novas curadorias. Os resultados dessas pesquisas podem ser disponibilizados para as próprias instituições que foram objeto de estudo.

Sugestões do ICOM Brasil para Editais da Lei Aldir Blanc
Facebooktwitterredditpinteresttumblr