DECLARAÇÃO SOBRE A NECESSIDADE DE FUNDOS DE EMERGÊNCIA PARA MUSEUS DURANTE A CRISE DE COVID-19

O Conselho Internacional de Museus (ICOM) expressa sua profunda tristeza e solidariedade com as pessoas afetadas em todo o mundo pela COVID-19.

Lamentamos a perda de vidas e enviamos nossas mais profundas condolências aos que perderam seus entes queridos por causa da pandemia. Agradecemos aos profissionais sanitários por seu esforço incomparável na linha de frente da luta contra a doença, arriscando suas próprias vidas, e à comunidade científica internacional, que trabalha incansavelmente para encontrar uma cura.

Os governos de todo o mundo tomaram medidas para deter a propagação do vírus. Três bilhões de pessoas foram confinadas em seus lares, e o número segue crescendo. Estas pessoas não têm apenas sua saúde ameaçada, mas também seu trabalho e sustento, já que a economia mundial se encontra no liminar de uma profunda recessão. O setor cultural, ferozmente afetado pelo fechamento de museus, bibliotecas, cinemas, teatros e outros, enfrentará perdas que podem arruinar permanentemente a paisagem cultural de comunidades e países inteiros.

Sendo claramente conscientes de que a prioridade é garantir a vida e a segurança econômica das populações afetadas, expressamos nossa preocupação a respeito do futuro dos museus e do patrimônio cultural de valor inestimável que abrigam; parte essencial da identidade de povos e nações e elemento vital para as comunidades a que servem. Como repositórios de conhecimento científico acumulado durante séculos, têm um papel chave no futuro da humanidade, especialmente em tempos de incerteza como os que vivemos agora.

Já operando com fundos insuficientes em muitos lugares, os museus que estão temporariamente fechados hoje correm risco de fecharem permanentemente amanhã. Na Itália, se espera que o setor cultural perca 3 bilhões de euros no próximo semestre; na Espanha, 980 milhões de euros apenas em abril. A Aliança Americana de Museus (AAM em sua sigla em inglês) estima que um terço dos museus dos Estados Unidos não voltarão a abrir. Milhares de profissionais de museus, em particular os autônomos e empregados com contratos precários, estão a ponto de perder ou já perderam seu trabalho.

O ICOM, representando a comunidade internacional dos museus, faz um chamamento aos representantes e líderes políticos para que designem com urgência fundos de ajuda para resgatar os museus e os seus profissionais. Isto é vital para sua sobrevivência e a continuação de sua missão na melhora e avanço da sociedade para as gerações futuras. A crise da COVID-19 nos deixa diante de um grande e complexo processo de recuperação. Os museus, como lugares incomparáveis de intercâmbio e aprendizagem para todos, terão um papel importante na reparação e no fortalecimento do tecido social das comunidades afetadas. De nossa parte, o ICOM colaborará com os governos nacionais e regionais, assim como com nossas instituições associadas e outras organizações internacionais, para garantir o futuro dos museus.

[Traduzido para o Português pelo ICOM Brasil. Confira a nota original: https://bit.ly/3aDC4f4]

Nota Oficial – FUNDOS DE APOIO PARA MUSEUS
Facebooktwitterredditpinteresttumblr