Reproduzimos abaixo o depoimento da única brasileira entre os voluntários da 24a. Conferência Geral do ICOM em Milão, na Itália.

Experiências de voluntariado na 24ª Conferência Geral do ICOM

Assistir a uma conferência internacional, em outro país, é sem dúvida engrandecedor. Mas este ano, na 24ª Conferência Geral do ICOM realizada em Milão, Itália, eu decidi ser voluntária.

Foi realmente proveitoso ver os bastidores de sua produção, onde cerca de 3.500 profissionais de museus de mais de 130 países estiveram presentes nos sete dias de evento. Fantástico conhecer todo o esforço que é preciso desempenhar para que tudo saia como planejado. E é aí que entram os voluntários. Muitos imaginam que só estudantes podem auxiliar nessa modalidade. No entanto esta é uma ação aberta a todos, dos diferentes meios de trabalho e diferentes faixas etárias. Toda ajuda é valiosa. Mais de 300 voluntários foram escalados, não só da Itália mas também de outros países, como Espanha, Estados Unidos, México, China, Grécia e Austrália, compondo um time poliglota disposto a ajudar.

Após um treinamento prévio, os voluntários ajudaram nas diversas tarefas (recepção, informações, apoio direto aos comitês, etc.). Fui selecionada para as seções de votação, o que me proporcionou conhecer e auxiliar grande parte da equipe de funcionários do ICOM além de diversos outros nomes importantes mundialmente no campo dos museus.

Além das funções desempenhadas na área designada, fomos autorizados a assistir às cerimônias e palestras, bem como participar dos demais eventos programados, desde que em acordo com os responsáveis pelo setor ou fora dos horários e dias estabelecidos para trabalhar, e utilizando sempre o crachá de identificação. Todos os voluntários tinham horários balanceados, de forma a poderem participar das demais programações do evento.

Balanço final: ótima oportunidade para conhecer e auxiliar a comunidade internacional de profissionais de museus; se atualizar no que há de mais recente nas pesquisas e ações sobre museus; visitar museus e demais instituições através da programação especial reservada aos participantes; colaborar para a continuidade das atividades do ICOM.

Luciana Scanapieco Queiroz
Museóloga
Centro Cultural Câmara dos Deputados

Voluntária brasileira em Milão
Facebooktwitterredditpinteresttumblr
Classificado como: