Publicamos abaixo uma síntese da nota oficial divulgada pelo ICOM por ocasião do falecimento de Zbynēk Z. Stránský:

Zbynek Z. Stránský (1926-2016) foi uma figura chave na Museologia, um nome estreitamente ligado à sua ascensão como disciplina acadêmica.

Nascido em 1926 na República Tcheca, começou trabalhando para o Moravian Museum em Brno e, subsequentemente, na Purkyne University (atualmente Masaryk University) de Brno, onde passou a maior parte de sua carreira. Por iniciativa de Jan Jelinek, presidente do ICOM e diretor do Anthropos Museum, criou um departamento de Museologia na Purkyne University.

Stránský foi um dos primeiros membros do International Committee for Museology (ICOFOM) e um de seus membros mais influentes. A reputação internacional de Brno cresceu ainda mais quando, em 1987, foi aberta ali a International Summer School of Museology, em conjunto com a UNESCO, atraindo profissionais de todo o mundo.

Mamute no museu Anthropos, em Brno.
Mamute no museu Anthropos, em Brno.

Ao longo de sua carreira, Stránský dedicou seus esforços na definição de um grande número de conceitos – notadamente musealização e musealidade – permitindo um melhor entendimento do altamente específico caráter do museu como um meio pelo qual a humanidade se aproxima da realidade.

Graças ao ICOFOM e aos ensinamentos de Stránský, bem como de seus inúmeros artigos, sua influência tem estado presente entre gerações de museólogos, sobretudo do Leste Europeu, mas também da Alemanha, Áustria, Holanda, França e vários países da América Latina. Um colóquio foi realizado em novembro de 2015 na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) para honrar o seu trabalho.

Um obituário mais extenso está publicado no site do ICOFOM. Acesse a versão em espanhol aqui: http://network.icom.museum/icofom/L/1/

Zybnek Z. Stránský: obituário
Facebooktwitterredditpinteresttumblr
Classificado como: